domingo, 22 de julho de 2007

Bairro Prosperidade - São Caetano do Sul

Depois de um longo período de “férias”, eis que os Desbravadores voltam a atuar em sua 2ª fase, com mais vigor e uma injeção extra de ânimo, ingredientes tão necessários para desenvolver este trabalho!
Ao contrário do que o leitor pode pensar, não somos Desbravadores “folgados” As férias se estenderam porque estávamos nos reestruturando: com novos métodos de trabalho, novos lugares e agora um novo endereço, próprio. Com isso tudo, poderemos oferecer muito mais e com mais qualidade, e quem sabe expandirmos nosso projeto.
Se você está preparado, uma nova jornada está para começar. Dentro daquilo que conhecemos ainda há muito que nem fazemos idéia existir. Reúna sua curiosidade e a coragem: vamos desbravar o ABC!

Sandro Alves e Fábio Gomes


Episódio de hoje: Os caçadores da pilha perdida!


Texto: Sandro Alves e Fábio Gomes
Fotos: Sandro Alves



Eis que depois de muito tempo voltamos a ativa. E nada melhor do que começar com o único município que não foi visitado na nossa primeira fase: São Caetano do Sul. Trata-se da cidade mais desenvolvida da região, com menos locais a serem desbravados. Na verdade só um, que você acompanha agora: o Bairro Prosperidade!
Encravado entre a Linha D da CPTM e a Avenida do Estado, o bairro fica bem próximo às divisas com São Paulo e Santo André, o que faz algumas pessoas acharem que o bairro pertence a umas dessas cidades. Na verdade, o bairro pertenceu a Santo André até abril de 1967, quando foi incorporado ao município de São Caetano. O bairro também sofreu muito com as enchentes, que só foram resolvidas há pouco mais de 10 anos.
Com cerca de 3500 habitantes, o bairro também conta com escola, base comunitária da PM, posto de saúde, algumas indústrias de médio e grande porte, centros esportivos e 2 linhas de ônibus intermunicipais. Gostaríamos de entender, o porque do bairro não ter uma linha de ônibus municipal, ligando o bairro a outros importantes, como a Vila Gerty, pois embora a principal linha intermunicipal (101C/G) tenha uma boa freqüência, quem precisa ir a outro bairro tem que desembolsar duas passagens.



O Bairro:





O bairro nos remeteu a uma cidadezinha do interior, com movimento tranqüilo, silêncio nas ruas e algumas pessoas conversando na praça central. Na verdade, o movimento existe, mas fora do eixo da Avenida Prosperidade, onde se concentra a maior parte das indústrias do bairro e logicamente o trânsito de caminhões é intenso. Também há a praça, que é bem bonita por sinal e as pessoas também conversam nela, mas, diferente das cidades do interior onde são os idosos que batem um papo, são os jovens “que dominam a área”!
Andamos por algumas ruas e gostamos do que vimos. Casas bem construídas e acabadas, algum comércio ou indústria de pequeno porte, e eventualmente algumas pessoas nas ruas encarando o forte calor que fazia no dia (pra variar...). Mas, como sempre tem que acontecer alguma coisa com os Desbravadores, essa viagem ainda reservava algumas surpresas pra gente!



Depois de dar uma volta pelo bairro e ter a primeira impressão, chegou a hora de tirar as fotos pra ilustrar a matéria. Até ai tudo bem, se não tivéssemos ligado a máquina e visto que a pilha estava fraca. Tiramos 2 fotos e a pilha não quis funcionar. Então, como “espertos” que somos, fomos atrás de algum comércio que vendesse pilha alcalina pelo menos pra gente tirar as fotos do bairro. Fomos no mercadinho e... nada! Fomos no bazar e... nada! Fomos na padaria e ...nada!
Falaram então pra que gente fosse no depósito da praça que provavelmente lá teria. Fomos até o ilustríssimo depósito e vimos que havia sim pilha alcalina, de várias marcas até, menos a que a gente precisava! Cansados de procurar, resolvemos arriscar e compramos 4 pilhas comuns, não-alcalinas, com a esperança de que conseguíssemos tirar pelo menos 10 fotos.
Colocamos a pilha, ligamos a máquina e... Beleza! A máquina funcionava! Mas como desgraça pouca é bobagem, depois da primeira foto a máquina apagou de novo! Mas, como somos brasileiros e não desistimos nunca, tentamos o outro par de pilhas, com as quais a máquina nem quis ligar! Conclusão: tivemos que interromper o passeio e voltar alguns dias depois pra fotografar. Mas como há males que vem pra bem, foi mais uma oportunidade de voltar a esse bairro tão aconchegante!



O Trajeto:




Nesse retorno, nos encontramos no Bairro Paulicéia, onde pegamos um ônibus da linha 254 e seguimos até o centro de São Caetano passando por Rudge Ramos, em São Bernardo, Bairro Mauá, Jd.São Caetano e Bairro Cerâmica, em São Caetano, chegando ao nosso primeiro destino. De lá, pegamos um ônibus da linha 140 e seguimos até o Prosperidade passando pelo Bairro Fundação. Na volta, pegamos novamente um ônibus da linha 140 e seguimos até o Centro de Santo André, passando por Utinga, Bairro Santa Terezinha e pelo terminal rodoviário de Santo André, até chegar no nosso destino final.
É isso, esperamos que tenham gostado do nosso retorno, mas mesmo estando em nova fase, o recado é o mesmo de sempre: Faça como os Desbravadores do ABC: CONHEÇA A SUA CIDADE!!!

Quer conhecer as outras matérias dos Desbravadores do ABC? Acessem www.abc-bus.blogspot.com


Dúvidas, reclamações ou sugestões de pauta? desbravadores.abc@gmail.com


Participem de nossa comunidade no Orkut!: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27674551


Referências:


Linha 101C (Circular Vila Califórnia/Prosperidade) e 101G (Circular Prosperidade/Vila Califórnia) Interbus
Linha 254 (Term. Diadema/Term. São Caetano) Trans Bus
Linha 140 (Term. São Caetano/Term. Sto. André Leste via Prosperidade) Viação São Camilo

7 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela matéria de retorno, amigos!
A vida como ela é... quanto as pilhas, imagino o azar, mas faz parte do jogo, tudo isso!
E que venham novos roteiros!


Abraços, Tio Wilson

Anônimo disse...

Parabens, pela materia.

Anônimo disse...

Olá amigos! Fico muito feliz com a volta dos Desbravadores! Como fã do projeto, espero que o sucesso se repita!
Um grande abraço!

ricksarab disse...

Olá desbravadores,
gostei da proposta de vocês, acho diferente.
Uma sugestão: que tal fotografar garagens dos ônibus dessa região.
Abraços e continuem nessa aventura.

Anônimo disse...

Olá Desbravadores!
Parabéns pela matéria, recordei minha infância passada neste bairro...
Eu morei neste sobrado (que aparece de esquina tendo a caixa d'agua ao fundo) nos anos 60, embaixo funcionava um bar que pertenceu aos meus tios e minha mãe administrava, hoje o prédio está bem diferente.......
Valeu!
nesyo31@hotmail.com

Anônimo disse...

Agora vocês sabem como a gente sofre para encontrar pilha alcalina...

Mas só quem é prosperento mesmo sabe como é viver em um local como esse...

Estão de parabéns pela matéria!

neiva terezinha gonçalves guerra disse...

Parabéns pela matéria, que saudades,
nasci aí na vila prosperidade em 1949, hoje moro em fronteira-mg, morei na rua da garça, estudei no grupo escolar vila prosperidade, gostaria de ver esta escola, meu nome é Neiva terezinha Gonçalves Guerra