sábado, 4 de agosto de 2007

Pq. Santo Antônio - São Bernardo do Campo

Amigos leitores:

Antes de mais nada, pedimos desculpas pelo atraso na postagem da matéria, mas é que passamos por graves problemas técnicos durante essa semana. Mas prometemos que isso não vai mais acontecer (eu acho)! E vamos ao que interessa!


Episódio de hoje: De novo, sem terra...

Texto: Sandro Alves e Fábio Gomes
Fotos: Sandro Alves



Tal qual nosso leitor já está habituado, nós, Desbravado-res, viemos mostrar algum bairro “ocul-to” do nosso Grande ABC. Dessa vez, porém, o bairro está literalmente escondido, pois muitos passam diariamente em frente a ele e nunca se deram conta de que ele está lá. Trata-se do Parque Santo Antônio, localizado próximo ao bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo. Ele é um dos bairros mais curiosos que já visitamos, pois, além de contar com apenas uma saída (que liga o bairro à Via Anchieta), é um bairro de classe média dentro do perímetro urbano, ou seja, nada de barro para os Desbravadores comemorarem. Apesar de pequeno, o Pq. Santo Antonio possui um movimento considerável, principalmente próximo a Praça Bartholomeo Ferrero, graças às indústrias que existem no local. Mesmo havendo este agravante, o Pq. Santo Antônio nada mais é que um bairro residencial, quase um bairro dormitório.


O Bairro:


Apesar de se localizar na maior das cidades do ABC e próximo a dois bairros bem populosos (Rudge Ramos e Paulicéia), o Pq. Santo Antônio é um bairro bem tranqüilo em sua parte alta. Com apenas quatro ruas (Fernão Dias Paes Leme, Heitor Villa Lobos, Cacique Tibiriçá e Pedro Chaves), o sossego impera no bairro, com exceção da Pça. Bartolomeu Ferrero, sempre movimentada pelos trabalhadores locais. Andando pelas ruas (e dessa vez podemos afirmar que andamos o bairro inteiro), pudemos ver a tranqüilidade do local, que nos fez lembrar de alguma pacata cidadezinha de interior. Não é peculiar para um bairro deste porte, localizado onde está, ver idosos conversando na praça e aquele silêncio nas ruas em plena tarde, monotonia quebrada apenas por alguns carros que entram no bairro, ou pelos caminhões que fazem entregas ou vão a montadora de automóveis que faz fundos para o parque (e possui uma de suas portarias nele).

Apesar de pequeno e isolado, o bairro tem uma razoável estrutura, com escola, mercadi-nhos, restauran-tes e futuramente, uma base da Guarda Civil Municipal. O bairro conta também com uma linha de ônibus municipal (12), que liga o bairro à Vila São Pedro. Todavia, quem utiliza essa linha tem que estar com os horários muito bem marcados, pois a linha roda com apenas um carro (2 em horário de pico), e não roda aos domingos e feriados.





O Trajeto:



Encontramo-nos nesta semana no Paço Municipal de São Bernardo e esperamos o ônibus da linha 12 para seguirmos nosso destino. Até lá, passamos pelo Centro, Jd. do Mar e Rudge Ramos, até o Pq. Santo Antônio. Na volta, fomos a pé até o Bairro Paulicéia e pegamos um coletivo municipal da linha 02, retornando ao centro de São Bernardo. Nele, passamos pela Paulicéia, Vila Mussolini, Bairro Anchieta, Jardim do Mar e Vila Euclides.
É costume dos Desbravadores do ABC incentivarem a todos conhecerem a região e sua população. Vamos continuar fazendo isso sempre. Você está acompanhando nossa segunda fase, faça como nós e surpreenda-se: CONHEÇA A SUA CIDADE!


Referências: Linhas 02 (Taboão/Jd. Irajá) e 12 (Vl. São Pedro/Pq. Santo Antônio) SBCTrans

Quer conhecer a primeira fase dos Desbravadores do ABC? Acessem http://www.abc-bus.blogspot.com/

Dúvidas, reclamações ou sugestões de pauta? desbravadores.abc@gmail.com

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27674551

12 comentários:

Victor Braz disse...

Eu passo por esse bairro sempre que vou ao Extra e sempre tem um caminhão saindo ou entrando. Na minha empresa ficticia esse bairro recebe 2 linhas.

Anônimo disse...

Bela matéria no Parque Santo Antônio!
Parece ser um bairro bonito, mas me parece complicado o acesso para quem está sem carro, pois com exceção da linha 12, sobram as linhas pro Terminal Sacomã/SBC às margens da via Anchieta!

Boa sorte, amigos!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boa Tarde, adorei o comentário de vcs. Mas fica aqui meu comentário:
Sou moradora do Parque Santo Antonio e o Bairro JÁ foi muito sossegado. Infelizmente está tudo acabado.
E mais uma coisa, não tem escola e nem mercadinhos, somente bar.
Obrigado

Anônimo disse...

Tenho boas recordações do Parque Santo Antonio, morei por 27 anos, estudei na escola qdo ainda era de madeira. Minha casa ficava na rua Fernão Dias Paes Lemes, nº 96. A casa ainda está lá. Parede azul, do mesmo jeito. Em 2007 passando pela via Anchieta, entrei na vila. Só recordações boas vieram a minha mente. Passei pelas ruas, parecia que estava vendo meus amigos (Marcelo, Pascoal, Bichocha, Zezinho, Salame, Cobrinha, Ponce, Gerson, Zé Carlos, Pepino, Jacaré, Indio), correndo, andando de bicicleta, jogando bola (no campo de futebol, onde hoje é patio da mercedes-benz). Minha mãe (Laura) e meu pai (Antonio), foram uns dos primeiros a morar no bairro. Lembro ainda das ruas de terra, das festas na associação do bairro, das festas juninas. Abraços a todos aí do Parque Santo Antonio.

Márcia disse...

Fui moradora do Pq Santo Antonio e sei que o transporte público é um dos maiores problemas do local. Hoje morro no Jd Vera Cruz mas tenho parentes que ainda morram ai. Sou funcionária da Prefeitura e tenho um projeto junto a politico de melhoria para os bairros"Planalto, Alvinopolis, Jordanopolis, Pq Santo Antonio e Jd. Vera Cruz". Gostria de maior conttao para elaboração desse projeto

Unknown disse...

quero agradecer a vcs por terem essas ftos pois fui criado nesse bairro e nao tinha fts alguma hj morro no rio de janeiropa

RENATA disse...

IO SOU DE SBC E GOSTARIA D SABER QUAL CLUBE É + PERTO DA MINHA CASA, POIS TENHO 2 FILHOS E GOSTARIA Q ELES CONHECESSEM PARA SABER SE ELES SE INTERESSÃO EM PARTICIPAR! OBRIGADA RENATA MEU ENDEREÇO É RUA MIOSOTIS =, 88 ASSUNÇÃO

RENATA disse...

IO SOU DE SBC E GOSTARIA D SABER QUAL CLUBE É + PERTO DA MINHA CASA, POIS TENHO 2 FILHOS E GOSTARIA Q ELES CONHECESSEM PARA SABER SE ELES SE INTERESSÃO EM PARTICIPAR! OBRIGADA RENATA MEU ENDEREÇO É RUA MIOSOTIS =, 88 ASSUNÇÃO

Anônimo disse...

gostaria de saber mais sobre o bairro pois vi uma casa a venda ai e me enteressei em compra-la

Jefferson Arthur disse...

Já se passam anos e anos que a Praça Bartolomeu Ferrero, localizada no Parque Santo Antonio, São Bernardo do Campo, encontra-se indevidamente apropriada (TOMADA) por caminhões, e principalmente por veículos de passeio, provavelmente de funcionários/ prestadores de serviços da Ford, Mercedes Benz ou pequenas empresas ao redor.
Para se ter idéia da deordem e da falta de respeito para com a sociedade, existe até uma cabine (de fibra), usada por um suposto vigilante do local, tomado para uso como estacionamento.
Cadê a fiscalização do governo do prefeito Luiz Marinho? Ou continuará sendo conivente com os mandos diretos e indiretos de Ford e Mercedes Benz?
Ou seja, por supostamente serem potentes contribuintes municipais, Ford e Mercedes Benz podem fazer e mandar, como quiserem e bem entenderem, mesmo sem cumprir bons modos, bons costumes, e principalmente sem cumprir leis em vigor?
Cadê o governo municipal? Cadê a guarda civil?
PRAÇA BARTOLOMEU FERRERO - PARQUE SANTO ANTONIO - SÃO BERNARDO DO CAMPO.

Humberto disse...

Bom dia , achei muito interessante a materia sobre o bairro, só que infelizmente muita coisa aqui mudou, o bairro já não é tão tranquilo como antigamente, os caminhões que fazem transporte para a Ford e Mercedez usam a Rua Fernão dias Paes Leme como estacionamento deles, uma vez que a nossa fiscalização de transito é péssima, muitos deles deixam seus veiuculos aqui por varios dias e nós moradores ligamos diariamente para CET e nada muda, com esses veiculos aqui parado dificulta o acesso de nosso serviço de coleta de lixo que por sinal aqui funciona muito bem, uma vez os veiculos aqui parados os coletores não tem a visão do lixo que estao atras dos veiculos, tambem é comum vizualizarmos pessoas urinando atrás desses veiculos, usando drogas , largando resto de comida e lixo. Temos aqui uma base da guarda civil que infelizmente para o bairro não ajuda em nada, sempre que ligamos ou vamos até o lcal para pedir ajuda, sempre temos um não como resposta. Também como o nosso amigo ja mencionol a nossa praça Bartholomeu Ferrero parece mesmo um estacionamento a céu aberto e ninhuém toma uma providencia, temos aqui também a nossa sede da comunidade que hoje na verdade a comunidade é quem menos usa, dando preferência para pessoas de fora fazer suas bagunças aqui até altas horas da madrugada e tirando o nosso sussego.È um bairro esquecido pela nossas autoridades , um bairro dividido entre seus moradores uma vez que aqueles que tem o seu comercio aqui, infelizmente não estão nada preocupado com o bem estar dos moradores , sendo que alguns deles nem moradores do bairro são. Enfim essa é a nossa realidade hoje aqui do Bairro Santo Antonio, um bairro totalmente esquecido.