segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Vl. Balneária e Jd. Tupã (Riacho Grande) - S.B.Campo

Episódio de hoje: O Riacho é Grande! - Parte I


Texto: Sandro Alves e Fábio Gomes
Fotos: Sandro Alves, Fábio Gomes e Wilson Yamatumi



No primeiro post desta segunda fase, anunciamos que viríamos com novidades. Pois bem, a primeira estréia hoje! É a primeira matéria em que usamos o carro ao invés do ônibus, que tem sido nosso principal meio de locomoção e, até o post de hoje, o único! Para começar essa nova etapa, daremos início a uma trilogia sobre o famoso e conhecido distrito de Riacho Grande, em São Bernardo. Nessa primeira parte, percorremos os bairros de Vila Balneária e Jardim Tupã, locais até distantes entre si, mas com muita coisa em comum.





O Bairro:


Nosso roteiro teve início pela Vila Balneária, último bairro antes da famosa ponte do Riacho Grande (km 29 da Rodovia Anchieta) para quem segue sentido Santos. É também o último bairro que se encontra antes de se avistar a Represa Billings. O movimento normalmente é tranqüilo, o que muda nos finais de semana graças aos freqüentadores da prainha, de casas como o Ilha de Capri, das chácaras que ali existem – muitas delas destinadas ao aluguel para festas – e dos motéis da região, que é conhecida em todo o Estado de São Paulo como a “Rota dos Motéis”. Quem vai pela Anchieta tem uma visão e noção do bairro bem diferente de quem vem pela região do Demarchi e entra no Bairro Botujuru, que foi o nosso caso. Grande parte da Estrada Brasilio de Lima, uma das vias principais do local, é de terra (aleluia!) e asfalto mesmo só quando se está mais próximo do centro do bairro.
A principal característica do bairro é a quantidade de sua vegetação, em certo ponto bem cerrada, e suas estradas estreitas. Nesse roteiro tivemos a oportunidade de ver onde o trecho sul do Rodoanel cortará a região e podemos afirmar que as obras estão em pleno andamento. O bairro conta com duas escolas (uma estadual e uma municipal), algum comércio e uma linha de ônibus municipal (32), que liga o bairro ao centro do Riacho Grande, às vilas vizinhas e ao centro da cidade.



Já a Jd.Tupã, localizado depois do Bairro dos Finco para quem retoma a Anchieta, entra no centro de Riacho Grande e segue pela Estrada do Rio Acima, é um pouco mais movimentado e urbanizado que o bairro anterior. Mais próximo da Balsa João Basso (para nós, a 1ª balsa), é muito visitado por quem vai às chácaras e clubes de campo que ali existem, como o Clube da Polícia Militar, o Porto Praia, o Hawai Clube, a Marina Solemar e o Recanto Tozan (agremiação pertencente a uma empresa química). A Estrada Henrique Rosa, principal via do bairro, é em boa parte asfaltada, mas muitas de suas travessas são estradas de terra. O asfalto do Jardim Tupã é recente e a maioria das transversais da Estrada Henrique Rosa é sem saída: acabam ou na represa ou nos portões de clubes e chácaras. È o caso da Estrada de Acesso ao Hawai Clube e Tozan, da Estrada da Roseira e da Estrada José Marion.


Como os desbravadores são sempre muito legais e gostam de precaver os aventureiros (risos), nossa dica é que se tome cuidado nessas ultimas estradas. Não por ser de terra ou de alta periculosidade, muito pelo contrário, mas é que é bem difícil para os desavisados manobrarem no fim das estradas, principalmente na Estrada José Marion. Se o motorista passar do ponto conveniente, torna-se um trabalho que requer paciência e um pouco de habilidade. E nem é preciso falar que enfrentamos esse problema...
Com bastante movimento e um número considerável de moradores, uma linha de ônibus não é suficiente, então três linhas municipais atendem o bairro. São elas a 06, Balsa/Baeta Neves, a 29, Balsa/Rudge Ramos e a 34, Balsa/Paço Municipal.
O Bairro também conta com escola, UBS e serviços públicos, além de um comércio bem diversificado (padaria, mercado e depósito de material de construção). Olhando-se para as laterais, é possível vermos inclusive pequenas hortas e plantações.





O Trajeto:





Nessa vez nos encontramos no Bairro Rudge Ramos e seguimos de carro pela via Anchieta até o km 23,5, na entrada do Bairro Demarchi. Continuamos pela Av. Maria Servidei Demarchi até a Av. Nicola Demarchi, seguindo por ela até a Estrada Brasilio de Lima (após o término de seu trecho urbano). Nesse ínterim passamos pelos Terras Novas (I, II e III) e pela Vila das Valsas, entrando no Bairro Botujuru. Dentro do percurso da Balneária, passamos por pequenas localidades como Vila Lulaldo, Jardim Jussara e Jardim Vista Alegre. Em termos de vias, passamos pela Estrada Martim Afonso de Souza, Av. Balneária e retomamos a Via Anchieta. Para chegar ao Tupã a partir do centro do Riacho pegamos a Estrada do Rio Acima, a Estrada dos Camponeses, (para dar uma passadinha no Jd. Icaraí), a Estrada do Morro Grande (para conhecermos a parte a Vila Boa Vista) e a Av. Francisco Finco, para voltarmos à Estrada do Rio Acima e seguir até o Tupã pela Estrada Henrique Rosa. No Tupã, além de seguir pela Estrada Henrique Rosa até o fim, passeamos na íntegra pelas Estradas Hawai Clube e Tozan, José Marion e da Roseira.


Quer conhecer as outras matérias dos Desbravadores do ABC? Acessem http://www.abc-bus.blogspot.com/

Dúvidas, reclamações ou sugestões de pauta? desbravadores.abc@gmail.com

Participem de nossa comunidade no Orkut!: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27674551

Referências:

Linhas 32 (Circular Paço/Balneária), 06 (Baeta Neves/Balsa), 29 (Balsa/Rudge Ramos) e 34 (Paço/Balsa) SBCTrans

6 comentários:

Anônimo disse...

Se meu fusca falasse, ele falaria "ai"!

Parabéns pela matéria!

Anônimo disse...

Fusca Azul, porrada neles hahahaha.......

De: Caio Muñoz

Unknown disse...

se vcs soubessem como o riacho grande e lindo e suas belezas sao raras

Anônimo disse...

Nesse passeio de voces, não passaram pela Igreja Adventista de Riacho Grande?

Anônimo disse...

Gostei muito da materia e das fotos...continuem...tenho muitas recordações da Vila Balneária...
um abraço a todos.

José Roberto Brasilio de Lima

Marcelo Forshaid disse...

Olá amigo.
Vi que voce é moderador da comunidade de SBC.
Meu avo era dono de uma grande gravadora que ficava na R. Eugenia de Sá Vitale, e vendeu o predio e fabrica de discos nos anos 90.
Gostaria de saber se voce conhece o local e se tem alguma foto de lá, ou saberia me indicar alguem que more por lá e que possa me ajudar.
Obrigado