sábado, 7 de agosto de 2010

Primeira Parada: São Bernardo do Campo - Acampamento dos Engenheiros

Recuperando o tempo perdido, e repostando o que também se perdeu...

Prezados desbravadores, queridos amantes desta nossa região do Grande ABC, aventureiros perdidos em nossas sete cidades. O conteúdo deste blog que estava postado em ABC Bus se perdeu, devido à uma falha na administração do blog daqueles companheiros, material este que não existe mais. As fotos, muitas delas, eu já não tenho, o que é uma grande pena, mas irei repostar todas as 10 (ou as que eu conseguir) matérias da primeira etapa dos Desbravadores, que percorria de ônibus toda a região na busca de lugarejos desconhecidos e isolados. O texto é o mesmo e fiel àquela época, nada foi modificado. Após as repostagens, queremos continuar o trabalho e trazendo para você, amante do ABC, esta nossa empreitada inédita, que foi razão de muitas amizades, muitas surpresas, muito conhecimento.

Primeira parada: Um dia no Acampamento
Texto feito em 20 de Janeiro de 2007

Acampamento dos Engenheiros. O nome pode até sugerir um lugar alegre, cheio de recreações e atividades, mas não é bem isso o que a gente encontra lá... Embora realmente haja o clube, área pertencente a uma entidade de classe representante dos engenheiros paulistas, o cidadão comum que for pra lá vai encontrar apenas mato, muito mato!

Por uma estrada que liga São Bernardo a São Paulo, cortando toda a região manancial conhecida como Grande Alvarenga e passando pelo município de Diadema, encontramos todo tipo de paisagem. A verdadeira estrada dos Alvarenga, no começo do século XX, iniciava-se onde hoje está a Rua Joaquim Nabuco em São Bernardo (rua do pronto-socorro, do supermercado Coop...) Dali ela seguia por onde está a Av. João Firmino e continuava, passando pelo meio das colônias ali existentes. Além desse trecho urbano, hoje, encontramos a estrada do Alvarenga com três denominações: Alvarenga em SBC (com um pequeno pedaço conhecido e chamado de Estrada Acampamento dos Engenheiros), Pedreira Alvarenga em Diadema e dos Alvarengas em São Paulo, subdistrito de Santo Amaro. Nestes três pedaços, pessoas caminham, animais passam e grandes multinacionais convivem com construções simples, como a casa sem reboco ou a borracharia com tapume de madeirite e sua placa pintada à mão.

Embrenhemo-nos por este paraíso, onde a tranqüilidade se faz presente e num raio de poucos metros pode-se observar coisas bastante curiosas para um lugar nesses extremos. Um condomínio fechado convive um barraquinho simples, meia dúzia de caminhantes convivem com jipes de último tipo e, quem sabe, qualquer transeunte comum pode deparar-se até mesmo com uma vaca, por que não?

O Bairro:

Nosso primeiro bairro de parada foi o Pq. Dos Químicos. Típico para o início de nossa expedição, trata-se de um bairro simples, como quase todos da região. O que nos chamou mais a atenção, sobretudo, foi um pequeno e simples motivo: o bairro é um dos poucos cortados pelo trecho sem asfalto da Estrada dos Alvarenga, que atualmente não deve chegar a 1,5km (infelizmente!) Com ladeiras íngremes e altamente esburacadas, chega a ser difícil imaginar como um carro consegue subir uma rua dessas, mas lá, quase tudo é possível. O bairro conta com 2 linhas de ônibus: uma que liga ao centro de SBC e outra que vai até o Pq. Dom Pedro, região central da cidade de SP.

O Pq. Alvarenga/Casa Fortaleza é um pouco mais desenvolvido do que o bairro anterior. Ainda é cruzado pela área asfaltada da Estrada dos Alvarengas (vocês podem até achar estranho, mas “fomos, voltamos e fomos de novo!”) e é próximo ao Jd. Laura, bairro periférico e, até certo ponto, conhecido. Margeado pela Represa Billings, tem suas ruas um pouco mais planas, embora algumas ainda sem calçamento, e um maior movimento de moradores. Tem-se dali uma vista até muito bonita, se olharmos para a Represa, embora em alguns pontos a poluição das águas seja evidente. O lugarejo conta, além das linhas do bairro anterior, com uma linha que liga ao Bairro de Rudge Ramos, em SBC, uma linha gratuita que vai até o Eldorado, na divisa com Diadema.

O Acampamento dos Engenheiros, nosso destino principal, é um caso a parte! Aparentemente abandonado, com poucos moradores, comércio ou qualquer coisa do tipo, a denominação serve mais como ponto de passagem ou referência. Há poucos metros dali temos o Jardim Primavera/Pq. Jandaia, um condomínio residencial fechado, também margeado pela Represa Billings e com uma boa infra-estrutura, com entrada restrita apenas a moradores e acompanhantes, e o Parque Silvaplana, um condomínio também fechado com um clube de campo ao fundo. Uma outra coisa que nos chamou bastante a atenção foi a guarita do fiscal de ônibus: esperava-se, no mínimo, uma cabine feita em fibra de vidro ou alvenaria, como geralmente são as demais. Lá não: é apenas um pequeno barraco de madeira, bem precário...O bairro conta com 2 linhas de ônibus: uma gratuita que liga a Casa Fortaleza até o Eldorado, na divisa com Diadema, e outra que vai até o Terminal Diadema.

O trajeto:

Saindo do centro de SBC, pegamos a linha municipal 05B-Pq. dos Químicos e fomos até o seu final. Passamos pela Via Anchieta, pelo Bairro Assunção, Jd. Cláudia, Jd. Thelma, Pq. Alvarenga até chegar ao nosso destino inicial. Descemos no final, pegamos a linha gratuita 05A-Circular Alvarenga/Eldorado, passamos pelo Pq. dos Químicos, Pq. Silvaplana, Pq. Jandaia e fomos até o ponto final da linha intermunicipal 182, que liga o Acampamento dos Engenheiros ao Terminal Diadema. Chegando lá, pegamos esse ônibus e fomos até o seu final, passando pelo Loteamento Porto Novo e entrando na Vila Paulina, já em Diadema. Passamos também pelo Terminal Eldorado, pela Pedreira, por um pedaço da Vila Guacuri, em SP, pelo Pq. Sete de Setembro, em Diadema novamente e seguimos até o Centro de Diadema.

Acompanhada por bons papos, surpresas, flashes e cervejas, esta foi a primeira matéria especial para a série de reportagens “Desbravadores do ABC”. Nosso objetivo maior, concatenando as atividades dos desbravadores ao Blog ABC Bus, é revelar o desconhecido para a maioria da população da região de uma maneira descritiva e descontraída, com ampla riqueza de detalhes, e sempre de ônibus!

A Equipe ABC BUS e os Desbravadores do ABC fazem e recomendam: CONHEÇA A SUA CIDADE, você vai se surpreender.

Um comentário:

lucazz =D disse...

Realmente surpreendente, mas acho que as pessoas deviam andar mais, é ainda mais fascinante as coisas que podemos ver de perto.