sábado, 7 de agosto de 2010

Encerramento publicado em 2007

Vale lembrar: porque faltam algumas paradas e os dez roteiros não estão completos? São textos nossos que infelizmente se perderam.

Um deles foi feito na Estrada do Guaraciaba, em Mauá, outro na Represa do Baraldi, em São Bernardo e um outro no percurso das três balsas (João Basso, Taquacetuba e Bororé), do Riacho Grande a São Paulo, com volta por Diadema. Mas será refeito em breve, bem como as sugestões de vocês.

Eis o texto feito em 24 de Março de 2007, como encerramento da primeira jornada:

Percorrer caminhos tortuosos, mostrar à população o “outro lado” do agito e do asfalto e conhecer de perto o dia-a-dia e os problemas de cada local não é tarefa fácil. Com muita boa vontade, um pouco de persistência e muita dedicação nós o fizemos, e hoje nos sentimos recompensados por isso.

Tudo teve início com uma idéia, daí para um hobby e para a ação de entrar num ônibus, pisar na estrada e prosseguir. Numa missão “cheia de percalços e situações embaraçosas”, nas palavras de um de nós, ou vivendo “situações periclitantes”, na palavra de outro, percorremos mais de 600km na região do Grande ABC e em suas divisas, observando e documentando as passagens, sentindo na pele o porque da palavra “Grande” preceder as iniciais de nossos municípios.

Hoje acabamos nossa primeira fase, felizes por termos chegado até aqui. Mais do que qualquer sentimento individual, sentimo-nos felizes por saber que estamos sendo reconhecidos e que nosso trabalho tem sido muito útil no dever de informar e até de emocionar pessoas. Houve dias em que nossa equipe recebeu “convidados”, continuaremos recebendo com todo o prazer, pois estas pessoas são a prova ocular de que estamos fazendo algo sério e inovador.

As amizades que fizemos foram muitas, dificuldades que enfrentamos também. Tudo isso serviu de tempero para que nós fizéssemos com amor nosso trabalho e ele se tornasse algo saboroso de ser feito e vivido. Serviu também de ingrediente para que tomássemos uma decisão fundamental: Sim, vamos continuar desbravando! O projeto não acaba por aqui. Muito obrigado a todos.

Nenhum comentário: