sábado, 7 de agosto de 2010

Segunda parada: Santo André - Recreio da Borda do Campo

Segunda parada: Os amigos do Marcão!
Texto escrito em 27 de Janeiro de 2007

Nesta semana, os Desbravadores do ABC foram longe e visitaram aquele que talvez seja o ponto mais distante do distrito central do município de Santo André*: o Recreio da Borda do Campo.

Formado em 1976, o Recreio está localizado em área de manancial, logo após o Clube de Campo ABC e é um bairro tranqüilo, ladeado por um braço da Represa Billings. Chega-se nele por algumas travessas da Av. Mico Leão Dourado, vias que constituem o único caminho de saída do loteamento por terra, já que do outro lado está a divisa com Ribeirão Pires (pela represa). Todas as ruas do Recreio da Borda do Campo, a começar pela sua principal, a Rua Suçuarana, não possuem asfalto, devido às normas ambientais da área de manancial. Os nomes de todas elas estão relacionados a pássaros nativos brasileiros (Sanhaço, Garça Branca, Cuitelão e outras).

A área do Recreio é de 353 hectáres e sua população é de aproximadamente 8000 pessoas. O perfil de seus moradores é bem homogêneo, já que o local é habitado principalmente por famílias que procuram fugir dos altos aluguéis e que buscam realizar o sonho da casa própria.

Por se tratar de uma área de preservação, uma parte do bairro não tem saneamento básico nem água encanada, cabendo aos moradores “improvisar” o seu abastecimento com poços artesianos ou caminhões-pipa, que freqüentemente estão no bairro. Com os rumores da construção do Trecho Sul do Rodoanel, que cortará a região, e as obras próximas de seu início, muita coisa pode vir a mudar em breve.

O Bairro:

Um lugarejo bastante agradável e acolhedor. Com essas palavras, talvez, faça-se a melhor maneira de classificar este bairro, que com sua tranqüilidade ímpar e seu povo receptivo de certa forma nos encantou. As ruas de terra batida, algumas pedregulhadas para facilitar o acesso de veículos nos trechos mais íngremes, são cercadas de muito verde e muito próximas da represa, o que confere à região um clima todo especial.

Com poucas moradias e raros comércios, o silêncio impera nas ruas cascalhadas. O som dos pássaros é convidativo e só é quebrado quando passa algum ônibus das duas linhas que servem o bairro (AL 113 e AL113R) e fazem o transporte dos moradores entre o Recreio e o Terminal Vila Luzita, onde, se quiser, o passageiro faz a integração e pega um outro coletivo que o leva até a Estação da cidade. Não sabemos se é por causa da proximidade com a represa, mas reparamos num fenômeno natural que, possivelmente, nem os meteorologistas podem nos explicar com certeza: enquanto caía uma chuva fraca e insistente na Vl. Luzita, lá o sol brilhava como num típico dia de verão!

Você, que lê estas nossas andanças e descobertas, não ache que a vida de um desbravador é um mar de rosas. Por ser ela cheia de percalços e situações embaraçosas, enquanto descansávamos e esperávamos o ônibus para voltar ao centro da cidade, resolvemos entrar num pequeno estabelecimento pra tomar alguma coisa que nos ajudasse a refrescar um pouco. Sentados na mesa, conversando sobre as impressões do bairro, fomos interpelados por dois senhores muito simpáticos que estavam no bar e passaram a conversar conosco. A primeira pergunta que nos foi feita veio de forma direta: “Escuta, vocês são vendedores de convênio?” Meio sem jeito em falar o nosso real motivo de estar ali, nossa primeira invenção foi dizer que ali estávamos com o intuito de visitar um amigo que morava pelas redondezas. Perguntaram-nos onde, respondemos que na Rua Sanhaço, e logo um deles olhou para um de nós e disse:”Ah, eu logo percebi... Vocês são amigos do Marcão, né? O moço aí do seu lado é até bem parecido com ele!”. Com uma tremenda cara de tacho e mais sem graça ainda, achamos por bem concordar, fazer uma média e rezar pra que o tal “Marcão” não chegasse lá de sopetão e nos desmentisse. Situação periclitante.

Independentemente do “mico”, não temos do que reclamar. Além do ambiente acolhedor, fomos muito bem tratados pelos senhores e voltamos para casa sãos e salvos!

O trajeto:

A expedição teve início no centro de Santo André, ao lado da Estação. Como na pauta constava apenas o Recreio, que é um bairro que não oferece saídas senão a volta pelo mesmo lugar, decidimos alongar um pouco o nosso “turismo”, para que o percurso não ficasse muito simples. Pegamos um ônibus da linha TR-141 e fomos até o Term. Vl.Luzita, passando pelo centro de Sto.André e pelas Vilas Pires, Vitória e Junqueira. Já dentro do terminal, pegamos um coletivo da linha AL-113 rumo ao Recreio da Borda do Campo, passando pelo Jd. Sto.André, Parque do Pedroso, Av. Mico Leão Dourado (sentido Clube de Campo ABC) e Rua Suçuarana, até nosso destino final. A volta se deu num ônibus da mesma linha, que nos trouxe de volta ao Terminal Vila Luzita. O último ônibus a ser pego foi o B-47, que nos trouxe para o centro da cidade passando pelo Jd. Santo André, Vl. Suíça, Vl. Tibiriçá, Vl.Pires e, finalmente, passando ao lado da estação e fazendo com que concluíssemos nossa viagem.

Os “Desbravadores do ABC” voltam semana que vem, mostrando as surpresas que delineiam pelos cantos mais longínquos de nossa região, aguarde!

Referências:

Linhas TR-141 (Term.Vl.Luzita/Est. Sto.André), AL-113 (Recreio da Borda do Campo/Term.Vl.Luzita via Rua Suçuarana) e AL-113R (Recreio da Borda do Campo/Term.Vl.Luzita via UBS)- Expresso Guarará

Linha B-47 (Term.Vl.Luzita/Vl. Palmares)- Viação Padroeira

*Quando dizemos ser o Recreio um dos pontos mais afastados do centro de Santo André e pertencente ao distrito central, excetuamos Paranapiacaba e Parque Andreense, que por estarem fora da mancha urbana serão alvo de uma matéria especial em breve.

Críticas, reclamações ou sugestões de pauta? Envie para desbravadores.abc@gmail.com

4 comentários:

Camila Santana disse...

Engraçado eu ter parado nesse blog... meu filho de 7 anos precisava fazer um trabalho para a escola, pesquisando a historia de dois bairros andreenses. estava muito dificil e resolvi procurar a historia do meu bairro o Recreio da Borda do Campo mais conhecido como Clube de Campo. Muito interessante a visão que voces Desbravadores tiveram sobre o meu bairro. Realmente é um bairro afastado com muitos problemas, mais sim , muito bonito e tranquilo com um ar rural, mais que a muito tempo está perdendo esta caracteristica, e não sendo acompanhado pelo poder publico(Governo do Estado e Prefeitura) que somente se lembram deste afastado bairro nas horas de nos multarmos por construções irregulares, desmatamentos, erosão... se esquecendo que desmatamento maior foi o Rodoanel quem fez... mas apesar de muitos problemas o Clube é sim um lugar muito especial e bonito com muitas especies incriveis de animais e plantas um lugar raro em Santo André. Muito legal a iniciativa, o texto e a visão... obrigado!!!

Girlene disse...

Legal seu blog, poderia postar algumas fotos para ilustração...

Desbravadores do ABC disse...

Girlene, muito obrigado! Nós tínhamos as fotos num outro blog, que por um gesto incauto do administrador foi apagado, e acabamos perdendo. Em breve postaremos o que temos!

Unknown disse...

Bem bacana a iniciativa, moro no Recreio da Borda do Campo há 16 anos amo esse lugar, fomos morar por opção, somos muito felizes por fazer parte desse pedaço de paraíso.
Convido vocês a conhecerem meu orquidário agendamento pelo e-mail marcia.mdtf@gmail.com, próximo ao Posto de Saúde.
Estou lá no orquidário todo dia até às 11:00 h da manhã quando saio para trabalhar.