sábado, 7 de agosto de 2010

Terceira Parada: Ribeirão Pires - Ouro Fino Paulista

Terceira parada: Deu bode!
Texto escrito em 3 de Fevereiro de 2007

A matéria dessa semana é especial por dos motivos:

1º- É a primeira vez que a dupla vira um quarteto

2º- É a primeira vez que os “Desbravadores do ABC” invadem outras regiões, que não o ABC!

Pois bem, nessa semana, além de nós, Sandro e Fábio, tivemos a companhia de Wilson Yamatumi e Adriano Alves que, gentilmente, se ofereceram a participar de nossa expedição. Assim sendo, nós quatro nos aventuramos em descobrir os mistérios de Ouro Fino Paulista, subdistrito do município de Ribeirão Pires.

O distrito de Ouro Fino é um bairro conhecido por sua grande quantidade de chácaras e sítios e por ser cortado pela Rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). Antigo Distrito de Tupeba, Ouro Fino recebeu o nome atual em 1967, juntamente com a emancipação da cidade vizinha Rio Grande da Serra. Em virtude do grande calor que fazia no dia de nossa viagem e devido ao tamanho do distrito, não pudemos explorar ao máximo o potencial do lugar, embora no trajeto tenha sido possível ter uma boa noção da região.

Se o leitor pensa que a jornada dos desbravadores se resumiu a Ouro Fino se engana. Como a Rodovia Índio Tibiriçá passa por ali e vai longe (o que nos é bem convidativo) e quem tem boca e ônibus vai a qualquer lugar, nos aventuramos a seguir viagem e nos embrenhar pelas regiões centrais de Suzano e Mogi das Cruzes, além de na hora do retorno cortar de ponta a ponta o bairro de Guaianazes, zona leste de SP.

Durante o trajeto tivemos várias impressões e surpresas. É o que você poderá ver ao longo desta reportagem.

Ouro Fino Paulista:

Destino principal de nossa expedição, Ouro Fino Paulista é um lugarejo muito agradável e tranqüilo, que faz divisa com Rio Grande da Serra e Suzano e possui em sua extensão toda a infra-estrutura que lhe é peculiar. A região é dotada de uma subprefeitura, que administra os serviços públicos existentes (posto de saúde, escola etc.), conta com algumas linhas de ônibus (duas municipais e uma para São Paulo) e também é bem servida em termos de comércios, contando inclusive com algumas pequenas indústrias. As vias mais importantes do local são denominadas “estradas”, algumas ainda sem capeamento asfáltico. Uma das principais delas é a Estrada do Taquaral (que possui mais dois nomes oficiais mas o popular predomina), na qual pudemos observar o paradoxo existente entre essa região que é ao mesmo tempo rural e fabril. Num período de cinco minutos, carros de serviço, caminhões e automóveis luxuosos dividiram o espaço esburacado e empoeirado da via.

Enquanto fotografávamos, algo nos chamou atenção: é mínimo o número de pessoas que trafegam a pé pelas ruas. Por ser uma região de mata atlântica em que muitas chácaras são reservadas para locação, o local recebe um público muito grande de turistas em épocas de temporada e fica praticamente vazio nas outras épocas do ano. As poucas pessoas que moram ali utilizam Ouro Fino como “bairro dormitório”.

Suzano

Pelo pouco que pudemos observar, Suzano nos pareceu uma cidade bastante pacata dotada de um ar que mistura o agito da Zona Leste paulista e a serenidade do ambiente rural. O município possui algumas indústrias e foi maciçamente colonizado por japoneses, assim como sua vizinha Mogi. As ruas das áreas hortifrutigranjeiras (sim, porque em alguns lugares as granjas e plantações de hortaliças se estendem por quilômetros) são quase todas denominadas com sobrenomes japoneses, famílias que até hoje possuem descendentes no local. Uma cena rara e que cativou a atenção dos quatro “desbravadores” certamente não será esquecida tão cedo. Percorrendo a Estrada do Kamoto, em Palmeiras-Baruel, nos deparamos nada mais nada menos que com um bode, que olhava fixamente para o ônibus. Sejamos sinceros com nós mesmos: vacas, cavalos e outros animais “conhecidos” nós sempre vamos encontrar, mas não é sempre que teremos a oportunidade de entrar numa vila e “dar bode”, ainda mais de uma maneira tão simpática.

Passado o inusitado, demos de cara com a região central, sem muitas novidades. Por ali é que passam as diversas linhas de ônibus levam a algumas cidades da região e à capital paulista. Suzano faz divisa com as cidades de Ribeirão Pires, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Mogi das Cruzes, nossa terceira parada!

Mogi das Cruzes

Com um ar mais urbanizado e com toda a inquietação de uma cidade grande é Mogi das Cruzes. Assim como sua vizinha Suzano, explorada nos parágrafos anteriores, Mogi não nega seus ares interioranos e muito menos sua colonização japonesa, porém mostra-se mais movimentada em decorrência de sua maior população e área. Mogi das Cruzes faz parte do chamado “cinturão verde” que corta a região do Alto Tietê, região próspera e grande produtora de frutas e hortaliças.

O progresso em Mogi é algo latente. Além de conhecidas universidades e algumas grandes empresas, o município possui em seu território uma emissora de TV afiliada à Rede Globo, a TV Diário (local de trabalho de um dos membros do Grupo ABC Bus). Há também na cidade o shopping, o mercado municipal, o calçadão e algo que não nos agradou muito: em algumas ruas, as calçadas são muito estreitas e nos obrigam a andar na rua em meio aos carros. Será que a cidade cresceu demais? Pois é... conseqüências do desenvolvimento.

Mogi das Cruzes faz divisa com as cidades de Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá, Santos, Bertioga, Biritiba Mirim, Guararema e Santa Isabel.

Guaianazes

O bairro de Guaianazes está localizado na extrema Zona Leste de São Paulo e é bem conhecido, estando próximo de bairros também conhecidos como o Itaim Paulista. Em suas ruas sempre cheias de movimento, a variedade de comércios é muito grande, tal qual muitos bairros “referência” em São Paulo. Os ônibus que por ali passam levam aos mais variados pontos da cidade e a alguns municípios vizinhos, sendo que uma delas (apesar de dar uma volta medonha) nos traz de volta ao ABC, mais especificamente a Santo André.

O Trajeto

Nosso ponto de partida esta semana foi Terminal Metropolitano de Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo. Da frente do terminal, partimos para São Caetano do Sul a bordo de um ônibus da linha 148. No trajeto passamos pelo centro de São Bernardo, pelo bairro de Rudge Ramos e pelos bairros Mauá, São José e Cerâmica (já em São Caetano do Sul). Na Avenida Goiás, a principal do centro sulsancaetanense, pegamos um coletivo da linha 063 e cortamos várias cidades até chegar em Ouro Fino Paulista, Ribeirão Pires. Nesse trajeto, passamos pelo centro de São Caetano e pelo Bairro Barcelona, também pelos bairros Campestre, Jardim, Centro, Vilas Alzira e Humaitá (em Santo André), e pelo Pq. São Vicente, Centro, Vila Vitória e Vila Mercedes (município de Mauá), até chegarmos em Ribeirão Pires e a nosso destino principal, cruzando para isso a Vila das Palmeiras, Centro, Bosque Santana e Vila Sto. Antônio.

Feitas as observações sobre Ouro Fino, nossa ida para Suzano foi através de um ônibus da Visul, que chega a entrar em Ribeirão Pires. Esse ônibus liga a divisa (Bairro Palmeiras/Baruel) ao centro de Suzano (detalhe: as linhas municipais de Suzano não utilizam prefixo nas suas linhas). O trajeto até o centro da cidade nos fez cortar o bairro de Palmeiras, Jd. Bela Vista e Jd.Leblon. Em decorrência do tempo reduzido, resolvemos “trair nossos princípios” e ir de trem até a estação central de Mogi, onde descemos e fomos a pé até estação Estudantes, ramal terminal da linha E da CPTM. Daquele extremo, fizemos a linha completa até sua chegada em Guaianazes, onde pegamos (no terminal Sul) um ônibus da linha 087 que nos trouxe até o centro de Santo André, dessa vez passando por Guaianazes, Itaquera, Pq. do Carmo, Sapopemba e entrando em Sto.André para percorrer as ruas de Camilópolis e Bairro Sta. Terezinha, chegando finalmente à Estação Sto.André.

Acreditamos que, até então, esse tenha sido não só o maior trajeto percorrido pelos Desbavadores em sua fase beta, mas o maior trajeto traçado também. Tal experiência nos faz mudar, só por hoje, nosso slogan: Façam como os Desbravadores do ABC e o grupo ABC BUS: CONHEÇA A SUA CIDADE!! (e também a sua região, por que não?!).

Semana que vem tem mais!

Referências:

Linha 148- (SBC-Jd.Leblon/SCS-Term.São Caetano) Viação Trans-Bus

Linha 063- (RP-Ouro Fino/SP-Pq. Dom Pedro) Viação Ribeirão Pires

Linha Palmeiras-Baruel/Suzano – VISUL – Viação Suzano Ltda.

Linha 087 (SA-Term. Sto.André Leste/Term.Guaianazes) Transportadora Utinga Ltda. (TUL)

Agradecimentos:

Wilson Yamatumi e Adriano Alves pelo apoio de sempre!

Motorista e cobrador do carro nº 10093 da VISUL, pelas dicas e atenção!

Nenhum comentário: